top of page

Por que gastar dinheiro para publicar um livro?

Por acaso você já pesquisou no Google quanto custa para publicar um livro?


Resultado de pesquisa no Google com a pergunta quanto custa publicar um livro

Se respondeu sim, então já tem uma base do valor, correto? Porém, se você acha que é muito caro, ou que não vale o investimento, vamos conversar sobre isso.



Primeiro precisamos esclarecer alguns pontos
miniatura de homem sentado em uma pilha de grandes moedas de 1 real

Você quer ser escritor profissional? Quer viver dos direitos autorais das vendas do(s) livro(s)? Nesse caso, te aconselho a ler o texto “Como ser um escritor? Saiba por onde começar”, porque é um caminho bem diferente do qual eu vou falar aqui.

Porém, se você tem o sonho de publicar um livro sobre a sua história, ou sobre alguma parte dela, ou mesmo sobre algum assunto em específico, então segue a leitura que vou te apresentar alguns argumentos.


Argumentos para investir no seu livro

Você não acha que vale a pena investir no seu sonho? Imagine sua alegria e orgulho ao ter em mãos um exemplar do livro escrito por você. Receber os feedbacks dos leitores. Saber como o seu conhecimento e a sua experiência está impactando a vida de outras pessoas. Dividir tudo o que você sabe.


Homem caucasiano em pé num campo aberto com as mãos nos bolsos do casaco admirando o por do sol no horizonte

Publicar um livro não é necessariamente caro. Você precisa encontrar uma prestadora de serviço que caiba no seu orçamento. Para isso, tem que fazer pesquisa de preços. Não vou mentir, tem lugares em que custa uma fortuna mesmo. Entretanto, é uma fortuna para mim, pois quem tem mais dinheiro do que eu talvez ache até barato. Ou seja, caro ou barato é mais uma questão de percepção e de disponibilidade de orçamento.


A depender do seu objetivo com o livro, você pode colocar à venda e ir recuperando o valor do investimento. Por exemplo, se você é palestrante, consultor, ou é chamado para painéis, fóruns, congressos, poderá vender seu livro nos eventos em que estiver participando. E assim poderá ir recuperando o valor que investiu.


Cofrinho em formato porquinho rosa de porcelana recebendo uma moeda

Outra alternativa é custear a produção do livro por meio de financiamento coletivo (crowdfunding), que é uma campanha para levantar fundos com pessoas que se identificam com a proposta. Muitos projetos de livro são realizados neste formato. Às vezes, só com familiares e amigos já é possível atingir a meta de arrecadação, mas também clientes, seguidores, colegas de trabalho etc. Há uma gama de pessoas que podem contribuir e como recompensa irão ganhar um agradecimento no livro, um marcador de páginas, um outro mimo, o próprio livro autografado. As possibilidades são inúmeras.


E, por último, mas não menos importante, a partir de um orçamento completo de quanto irá custar todo o processo, desde a assessoria até a impressão, você poderá fazer um planejamento financeiro e poupar dinheiro, de modo que, quando atingir o valor necessário, possa viabilizar seu sonho.


Uma questão de percepção

Estas são apenas algumas sugestões sobre como custear a publicação de seu tão sonhado livro, que não se esgotam em si mesmas. Talvez, a partir da leitura deste texto você já tenha tido outra ideia para custear a produção. A proposta do artigo não é esgotar as possibilidades, mas sim, abri-las.


Portanto, como pudemos ver, caro ou barato é uma questão de percepção e de conhecimento da sua realidade financeira. Tenha certeza de que no mercado há um prestador de serviço que cobra um valor que você possa assumir. A tarefa a ser feita é encontrá-lo.



Pode de vidro deitado após ter derramado muitas moedas que estavam dentro dele

Espero ter ajudado de alguma forma. Se ficou com dúvidas, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo. No site você encontra número de WhatsApp e endereço de e-mail.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page