Inicialmente, podemos pensar numa resposta bem óbvia: para que alguém leia.
Contudo, é bem mais do que isso, não acha?
Quando vamos ler um livro queremos ver uma história com início, meio e fim, mas também queremos nos inspirar, refletir, extrair algum aprendizado e até mesmo nos divertir. Por que não? O objetivo de uma leitura é gerar algum tipo de sentimento no leitor, sendo ficção ou não ficção. Entretanto, os motivos para escrever um livro de não ficção podem ser muitos e cada um deles pode ter um objetivo.
Seis motivos para escrever um livro de não ficção
Para registrar a história de uma vida. Quando pensamos em biografia, logo nos vem à mente a vida de artistas, de empresários, de pensadores, e achamos que para se ter uma biografia é necessário ter realizado um grande feito para a humanidade. Sim, isso é importante, mas não só. As nossas vidas também são dignas de registro. Todos nós temos histórias para contar, momentos que podem ter sido tristes, engraçados, sofridos, de amor, de superação e tantos outros. Afinal de contas, não são só as celebridades que passam por momentos assim. Nós também passamos e a nossa vida vale tanto quanto a de alguém famoso.
Para homenagear alguém, que ainda pode estar entre nós ou já pode ter partido. Escrever um livro sobre a história de alguém é, com certeza, uma linda homenagem. Certa vez participei da construção do livro sobre um empresário do agronegócio e quem pediu para registrar a vida dele havia sido seu filho. O rapaz queria fazer isso enquanto o pai estivesse com ele, tamanha era sua admiração.
Para partilhar uma viagem ou uma aventura. As redes sociais estão cheias de perfis de pessoas que estão viajando pelos mais diversos locais do mundo e registrando pontos turísticos, restaurantes, hotéis, estilos de vida, culinária etc. O problema é que esses registros ficam picotados na rede social. Imagina que bacana seria juntar as melhores e mais significativas partes da viagem em um lugar só, como fotos e histórias incríveis.
Para ensinar uma metodologia. Já imaginou se Philip Kotler, o pai do marketing, não tivesse publicado sua metodologia dos 4 P’s, que apesar de ter evoluído tanto, foi a base do marketing? O mesmo vale para quem desenvolveu uma metodologia sobre qualquer outro assunto, ou até mesmo uma técnica, nas mais diversas áreas. Com certeza há muitas pessoas desenvolvendo métodos nos mais variados campos, como por exemplo, da estética, da medicina, das ciências sociais, das vendas, do marketing, da educação.
Para fortalecer seu negócio. Pense na quantidade de empreendedores e empreendedoras que têm uma bela trajetória de vida do negócio, cheia de desafios, de altos e baixos, de aprendizados. O quanto essas pessoas têm a ensinar para outros empreendedores, pois as dores de empreender são as mesmas para qualquer negócio. Você concorda que seria interessante ter essa história publicada para se tornar um palestrante, por exemplo?! Ou apenas para deixar um legado de conhecimento.
Para contar histórias interessantes, inusitadas e divertidas. Durante sete anos trabalhei na aviação como funcionária no aeroporto e a cada episódio bizarro, difícil ou engraçado que vivíamos, costumávamos dizer: Essas histórias dariam um livro! Lembro de uma vez em que uma banda famosa de pagode chegou em Porto Alegre para fazer um show e todo, eu disse, todo o equipamento deles não havia chegado!! Imagina a confusão?! Além da aviação, fico pensando que motoristas de aplicativo devem ter "muitos causos" para contar. Também me vem à mente professores, atendentes, médicos e tantas outras profissões que certamente têm muitas histórias para contar.
Portanto, como podemos ver, motivos não faltam para escrever um livro! Apresentamos alguns, e certamente existem outros tantos para além dos aqui elencados.
Mas, você ainda pode estar se perguntando o que vai ganhar ao escrever um livro.
O que você ganhar ao escrever um livro se não é escritor?
Bem, escrever é desafiador. E, escrever sobre você ou sobre algo que vivenciou significa reviver seus medos e possivelmente ressignificar sua história.
Ou seja, escrever um livro é um ato de pura coragem e, especialmente, de autoconhecimento. Mas, também pode ser uma forma de cura de algum trauma. Não é à toa que muitos psicólogos prescrevem como exercício aos seus pacientes que escrevam sobre suas vidas.
Há um prazer imenso em refletir sobre seus tropeços e aprendizados, e olhar para o futuro sabendo o tanto de conhecimento que você adquiriu para não cometer os mesmos erros. Isso sem falar do fato da possibilidade de se conectar com outras pessoas completamente estranhas, mas que vão se identificar com sua história.
Enfim, para resumir, o que você pode ganhar ao escrever um livro é:
Cura
Autoconhecimento
Ressignificado da vida
Sabedoria
Conexão
Espero que este texto tenha te ajudado e que eu tenha te respondido Por que escrever um livro? Se você não é escritor. E se você precisar de auxílio para escrever um livro pode contar comigo! Seja com mentoria, consultoria, edição de texto. Visite o site e saiba mais sobre cada um destes serviços.
Nos vemos na jornada!