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O bendito insight

Atualizado: 3 de ago. de 2023

A primeira experiência profissional com livros

Quando me formei em Relações Públicas eu havia feito estágio numa ONG - Organização Não Governamental - de Direitos Humanos que fazia um trabalho de formação de pensamento crítico e cidadania. Logo depois de formada, fui convidada a assumir o cargo responsável pela comunicação da ONG, o qual aceitei com alegria e entusiasmo. Como a ONG era de capacitação, eram oferecidos diversos cursos na área de DH e todos previam uma publicação, com textos escritos pelos assessores do próprio curso. Eu era responsável por viabilizar estas publicações fazendo o contato com os autores e gerenciando todo o processo de produção dos livros, desde a revisão ortográfica até a impressão e distribuição. Trabalhei neste local por cinco anos.


A segunda experiência profissional

Mão segurando um post it amarelo e ao fundo um encaixe de mais oito post its colados sobre a mesa.  A ideia é mostrar  como organizar e encaixar diferentes tarefas. Foto de Kelly Sikkema no Unsplash.

De 2009 a 2018 trabalhei em outra ONG de Direitos Humanos que tinha uma editora e uma livraria. Meu cargo era de gerente de publicações, ou seja, era responsável por produzir, publicar e distribuir, a cada dois meses, uma revista e dois livretos que faziam parte de uma assinatura. Além dessa “pequena grande” tarefa, eu também era responsável pela publicação dos livros de conteúdo mais denso. Só para mencionar a parte que nos interessa aqui, que é a das publicações, pois além delas eu também era responsável por gerenciar o site, as redes sociais e as vendas. Esse trabalho passou a ser muito desgastante. Não havia um planejamento amplo das publicações, e como as pessoas que escreviam eram voluntárias, os prazos dificilmente eram cumpridos. Isso gerava enorme estresse e frustração, pois a sensação era de estar secando gelo.


A vontade de empreender

Em 2017, depois de tantos anos fazendo um trabalho árduo, mas sem perspectiva de futuro, decidi que queria sair daquele emprego. Sabia que eu era capaz de fazer mais do que ser uma tarefeira, porque, no fim das contas, era isso que eu era. Resolvi que queria empreender. O problema é que eu não tinha a menor ideia do que fazer.

Naquela época as assinaturas estavam se popularizando: vinhos, livros, cosméticos, temperos, bebidas e por aí vai… Como eu gostava de correr, pensei em uma assinatura para corredores de rua, mas no fundo eu sabia que não era bem aquilo que eu queria. Acalmei meu coração, pois entendi que quando chegasse o verdadeiro insight eu saberia. Mas, sério, até chegar neste ponto eu quebrei muito a cabeça.


O bendito insight
Palavra INSIGHT em neon apagado, para ilustrar o trecho do texto chamado de O bendito insight. Foto de Mareks Manguzis no Unsplash.

Foi no dia 04 de agosto de 2017, participando de um Seminário sobre O negócio do livro que tive O bendito insight. Eu queria empreender com livros kkkkkk. Era tão óbvio e eu não conseguia ver. A revelação veio no momento em que estavam divulgando um MBA totalmente direcionado para a área editorial. Ao ver o programa percebi que já conhecia muitas coisas do mercado, mas que haviam muitos saberes a serem aprofundados e outros tantos a serem descobertos. Durante todo o ano de 2018 fiz o MBA em Book Publishing, da Casa Educação, e aprendi muito sobre o mercado editorial e todas as possibilidades de atuação nele. Esse MBA foi um divisor de águas. Neste ano também conheci pessoas incríveis com as quais tenho contato até hoje e que são parceiras de trabalho.


Dona do próprio negócio no mundo dos livros

Em 2019 entrei como sócia na Palavra Bordada, uma editora especializada em Livros de Memórias. Foi minha primeira experiência como dona do próprio negócio no mercado editorial. Eu já havia empreendido antes, mas isso é uma história para outro texto.

Ali naquela editora eu aprendi sobre empreender de verdade. Vi e vivi por dentro como se comanda uma empresa. Foi uma experiência única. Lá eu também identifiquei uma demanda no mercado. Profissionais que queriam publicar suas trajetórias, conhecimentos e/ou metodologias, mas que não tinham condições financeiras para bancar um ghostwriter, ou seja, uma pessoa que escrevesse o livro para eles.


Bel Lindenau | Sua vida dá um livro

Hoje, em 2023, cá estou eu, empreendendo sozinha e oferecendo todo o meu conhecimento em edição e publicação para tornar o sonho de muitas pessoas realidade.

Para desenvolver a minha metodologia, (que chamei de Método Sua Vida dá um Livro), utilizei os 19 anos de experiência na publicação dos livros e minhas habilidades de saber ouvir, planejar, analisar, editar e gerenciar, além do desejo de ajudar as pessoas a alcançarem o objetivo de ter seu livro publicado. Juntamente com este blog, tenho um perfil profissional no Instagram (@bel.lindenau) no qual partilho mais frequentemente outros conteúdos. Fique à vontade para me seguir por lá.

Nos vemos na jornada!


Foto da capa do site Bel Lindenau Sua vida dá um livro para ilustrar o novo negócio.

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