Você já se pegou pensando na diferença entre biografia e autobiografia?
Às vezes, o uso dessas palavras pode gerar alguma confusão, mas vamos desvendar isso juntos.
Biografia, como o próprio nome sugere, é o registro escrito da vida de alguém. Originada do grego, onde "Bio" significa vida e "Grafia" refere-se ao ato de escrever.
Agora, vamos para autobiografia. O prefixo "Auto", também de origem grega, significa a si próprio, a si mesmo. Portanto, uma autobiografia é o registro escrito da própria vida.
Ainda está um pouco confuso? Não se preocupe! A diferença não está apenas na questão do registro versus autoregistro. Ela reside principalmente em quem conta a história.
Em uma biografia, a história de vida é narrada por outra pessoa, enquanto em uma autobiografia, é a própria pessoa quem escreve sua história.
A forma mais comum de registrar uma biografia é através da publicação de um livro. Para ajudar a fixar essa diferença na sua mente, veja:
Biografia - livro sobre a vida de alguém cujo autor é outra pessoa. Por exemplo:
O livro da vida da empresária “Luiza Trajano - A mulher do Brasil”, da Magazine Luiza, foi escrito por Pedro Bial.
Uma das biografias de Elon Musk, dono da Tesla, tem como autor Ashlee Vance, “Elon Musk - Como o CEO bilionário do Space X e da Tesla está moldando nosso futuro”.
Já a biografia do presidente Lula é de Fernando Morais, jornalista e biógrafo.
Autobiografia - livro sobre a vida de alguém cujo autor é a própria pessoa.
Dois livros que li e amei demais foram Minha história, Michelle Obama e Em busca de mim, Viola Davis. Ambos são autobiografias. Outro exemplo deste gênero são os livros da Rita Lee, um deles, aliás, é intitulado de Rita Lee - outra autobiografia.
Não é incomum que pessoas contratem um "escritor fantasma" (ghost writer) para escrever suas biografias. Este é um serviço bem comum no mercado editorial e geralmente é realizado por jornalistas e biógrafos.
Recentemente, tem surgido um terceiro gênero chamado autoficção, onde fatos da vida do autor são misturados com elementos de ficção. Mas esse é assunto para outro artigo.
“Dê o que você tem. Pode servir mais do que você imagina.” - Henry Wadsworth Longfellon
Você já pensou em fazer a sua biografia?
Apesar dos exemplos citados serem de celebridades, a biografia não é exclusiva desse grupo. Qualquer pessoa pode fazer o registro de sua vida, seja por biografia ou autobiografia.
Posso apresentar alguns exemplos…
O semeador de sucesso - A história de vida do fundador da Satis
A vida é assim - Uma viagem pelo tempo com Dante Filomena
Crer e saber - Pilares da vida de Urbano Zilles
E neste link você encontra diversos livros com histórias de vida de pessoas comuns, apenas para ilustrar a variedade de vidas que já foram registradas.
Se você fechar os olhos por um instante e mergulhar em suas memórias, verá o quanto já viveu, amou, trabalhou, errou e acertou.
Reflita sobre o quanto você tem a compartilhar com o mundo. No quanto seu público ou seus familiares gostariam de conhecer a sua história de vida.
Ou talvez você conheça alguém que tem uma história de vida que merece ser conhecida por muitas e muitas pessoas.
Não é preciso ser famoso para ter uma biografia. Cada pessoa tem uma história única e valiosa para contar. Então, não hesite: #SUAVIDADÁUMLIVRO. Pense nisso!